sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Marco Oficial da Entrada do Presbiterianismo no Estado do Espírito Santo.

Igreja Presbiteriana de São José do Calçado
A entrada oficial do Evangelho no Espírito Santo, com culto dirigido pelo Rev. Mathathias Gomes dos Santos o correu em 12 de outubro de 1902, na Vila do Alegre, onde ocorreu a Profissão de Fé do Sr. Manoel Soares Teixeira, sua esposa e nove filhos, conforme dados fornecidos pelo primeiro volume de Atas do Conselho da Igreja Presbiteriana de Alto Jequitibá. Porém, conforme a narrativa do Presbítero João Leandro de Faria no artigo “Excursão evangelística”, a data de 13 de setembro de 1903, com um culto na fazenda do Sr. Joaquim da Silva Santos (Sr. Santinho), nas proximidades de Muniz Freire. É necessário afirmar que o Rev. Mathathias em seu artigo “O canto do uruatu” faz referências à primeira viajem citando a localidade da Vila do Alegre e a Profissão de Fé e Batismo do Sr. Manoel Soares Teixeira e sua esposa Neca Soares, bem como o batismo de seus filhos menores, confirmando o registro das Atas do Conselho da Igreja Presbiteriana de  Alto Jequitibá. Temos então duas datas da entrada do Presbiterianismo no Espírito Santo em 1902 e em 1903.
Conforme os relatos das viagens missionárias é digno de nota especial a realização do primeiro culto na cidade de São José do Calçado, a 19 de setembro de 1903, o que denominamos de sexto Centenário. Este culto Foi celebrado pelo Rev. Mathathias Gomes dos Santos, em casa do farmacêutico Benjamim Moraes. Aqui se inicia de maneira oficial o trabalho presbiteriano em São José do Calçado. Um Jornal de Vitória (Espírito Santo), no dia 27 de setembro de 1953 publicou em letras garrafais: “SÃO JOSÉ DO CALÇADO – BERÇO DO PROTESTANTISMO NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO – COMEMORADO NESSA CIDADE, DIA 19 DO MÊS EM TRÂNSITO, CINQUENTENÁRIO  DA OBRA PRESBITERIANA NESTE ESTADO – HOMENAGEM PÓTUMA AO REV. SAMUEL BARBOSA – O FUNDADOR’. Esta foi a uma reportagem jornalística de Andrade Sucupira. Conforme dados deste jornal.
Rev. Constâncio Homero Omegna
Na seqüência dos fatos históricos não se pode deixar de registrar a designação feita pelo presbitério do Rio de Janeiro ao Rev. Constâncio Homero Omegna, em fins de março de 1905, então pastor da Igreja Presbiteriana de Niterói (RJ), para atender ao campo no estado do Espírito Santo. Após três anos de abençoadíssimo mistério, residindo em Niterói, organizou a Igreja Presbiteriana de São José do Calçado a 10 de março de 1907, a primeira a ser organizada em todo o Espírito Santo. Mais tarde, em novembro desse mesmo ano, transferiu sua residência para São José do Calçado. Rev. Constâncio foi o primeiro pastor presbiteriano a residir no Estado do Espírito Santo.
Extraído do Livro “Uma Igreja Centenária “ de Anderson Sathler. Paginas 58 – 62. Ano 2003 – Igreja Presbiteriana do Brasil.                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário